04 December 2006

Mulheres muito magras com maior probabilidade de sofrer aborto espontâneo

Mulheres com um peso demasiado baixo têm uma probabilidade 72 por cento maior de perder o feto nos primeiros três meses de gravidez. O mesmo estudo diz que comer fruta, vegetais e chocolate reduz o risco de um aborto espontâneo

Um estudo feito pela London School of Hygiene and Tropical Medicines revelou diversos factores que podem causar o aborto espontâneo, ou seja, a perda do feto nos primeiros meses da gravidez.
À cabeça surge o baixo peso da mulher grávida. Segundo os investigadores ingleses, um índice de massa corporal menor que 18,5 significa uma probabilidade 72 por cento maior de perder o feto.
Outro factor de risco é a mudança de parceiro após a fertilização. O estudo conclui que uma mulher casada ou a viver com o homem que a engravidou tem 60 por cento menos de possibilidade de não concluir a gravidez, enquanto que uma mulher solteira corre um risco maior de perder o bebé.
O stress e a falta de planeamento da gravidez são outros factores prejudiciais identificados pelo estudo.
Por outro lado, comer chocolate, fruta e vegetais dá maiores garantias de uma gravidez bem sucedida. Também o consumo de compostos multivitaminicos e a toma de ferro e ácido fólico ajuda a evitar o aborto espontâneo.

in sol.sapo.pt

No comments: